Autodisciplina, use a rotina para seu benefício !!
A Disciplina me ajudou muito, depois que você decide que quer, precisa focar na disciplina em fazer. Precisa habituar seu corpo e mente a esta nova ¨coisa¨. Eu por exemplo, decidi que ia começar a praticar Yôga e aí descobri que estava grávida, então não daria para fazer muitas mudanças radicais em termos de corpo ( até porque eu estava prestes a virar uma baleia !). Então lutei para inserir o Yôga na minha vida de forma consistente. Lógico que no começo não foi fácil, ainda mais com todas as alterações hormonais que eu passava, dava vontade de desistir, de deixar prá lá, e ainda porque você já lembra que você sempre desistiu, e então por que sofrer ? Foi aí que aquela vontade real de mudar me manteve na linha. Eu pensava : quero ser saudável, quero que meu filho seja saudável, quero praticar esportes e então acabava indo, um dia de cada vez. Com o passar dos meses, percebi que comecei a desenvolver autodisciplina, ferramenta que hoje eu considero indispensável para qualquer mudança de verdade.
A autodisciplina pode ser considerada um tipo de treinamento específico, criando-se novos hábitos de pensamento, ação e linguagem para o auto aperfeiçoamento e para ajudar a obter suas metas. A autodisciplina pode também ser alcançada através de pequenas tarefas específicas.
Eu encarei a autodisciplina como um esforço positivo e vi o quanto ela poderia me ajudar para conquistar as minhas metas. Percebi que precisava parar de agir por impulso, me planejar mesmo que nas pequenas tarefas.
Comecei a fazer isso no começo da gravidez e já no final estava com o conceito de disciplina bem incorporado a minha rotina e assim logo depois do nascimento do bebê comecei a colocar todos os outros pontos que queria mudar ( e alguns não podia na gravidez ) em prática.
- Em vez de se dedicar muitas horas em um dia e nenhuma no outro e algumas no seguinte e assim por diante, determine um certo período de tempo em cada dia da semana para aquela tarefa.
- Seja firme.
- Não fixe uma meta exceto pela alocação de tempo,
Simplesmente estabeleça o hábito da rotina. - Aplicando esta técnica, você estará no caminho certo para a execução e conclusão dos seus objetivos.
Benefício: Você estará trabalhando com tarefas em pequenos incrementos, não tudo de uma vez. Primeiro você desenvolve um hábito, depois o hábito faz o serviço para você.
- Não desanime; não adie as coisas devido ao tamanho do desafio.
- Mas se hesitar, lembre-se de que isto é natural.
- Dê uma descansada para se revigorar contra o desafio.
Associce um hábito novo com um velho:
Se você bebe café, associe a primeira xícara com a hora ou momento para detalhar e priorizar suas tarefas.
Benefício: A associação ajuda nas conexões neurais!
Em um calendário no seu banheiro, em uma planilha no seu computador ou mesmo sobre a mesa do café da manhã:
Verifique e dê baixa nos dias em que você conseguiu fazer todas as atividades programadas. Se você falhou na rotina, comece de novo!
Benefício: A visualização é um rápido reforço e estímulo para seu progresso.
Observe as pessoas da sua convivência e veja como a auto-disciplina e os hábitos as ajudam na realização de suas metas.
Peça conselhos a elas sobre o que realmente funciona e o que não funciona
Comentários
Postar um comentário